A Visão De Corpo na Perspectiva de Graduandos em Educação Física: Fragmentada ou Integrada?

Autores

  • Alan Camargo Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Sílvia M. Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Fernanda Azevedo Gomes da Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Alexandre Palma EEFD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3036

Palavras-chave:

Corpo. Educação Física. Formação de professores.

Resumo

Os objetivos dessa pesquisa foram: conhecer e comparar a visão de corpo dos graduandos em Educação Física de primeiro e últimos períodos; investigar de que forma relacionam o corpo à Educação Física e à prática profissional. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários a 103 alunos de um curso de graduação em Educação Física, bem como análise documental. Os resultados revelaram a predominância de uma visão técnico-biológica e fragmentada de corpo no primeiro período e, nos últimos, uma compreensão mais integrada de corpo. A forma de atuação profissional estaria ligada à orientação, nas perspectivas de saúde, estética e técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Licenciado em Educação Física; Membro do NESPEFE/ EEFD-UFRJ

Sílvia M. Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Doutora em Educação; Professora Adjunta da EEFD/UFRJ; Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Licenciada em Educação Física; Membro do NESPEFE/ EEFD-UFRJ

Alexandre Palma, EEFD/UFRJ

Doutor em Saúde Coletiva: Professor Adjunto da EEFD/UFRJ

Publicado

2009-03-06

Como Citar

SILVA, A. C.; LÜDORF, S. M. A.; SILVA, F. A. G. da; PALMA, A. A Visão De Corpo na Perspectiva de Graduandos em Educação Física: Fragmentada ou Integrada?. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 109–126, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3036. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3036. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais