O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES

Autores

  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47664

Palavras-chave:

Ensino. Esportes. Handebol. Criança.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear os métodos de ensino adotados por seis treinadores de handebol experientes da categoria infantil (sub-14). Os treinadores foram entrevistados e os depoimentos tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que os treinadores preferem o ensino por meio de jogos, bem como mencionam o ensino baseado nas situações do jogo, nas habilidades técnicas e na combinação de diferentes métodos (devido à diversidade de estímulos e desenvolvimento de capacidades diferentes). Conclui-se que os procedimentos pedagógicos estão pautados na formação generalista, e evitam o processo de especialização esportiva precoce.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-03-11

Como Citar

MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 463–477, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47664. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47664. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais