THE INSTITUTIONALIZATION OF RACISM AGAINST BLACK PEOPLE AND RACIAL SLURS IN PROFESSIONAL SPORTS: THE INTERNATIONAL CONTEXT

Authors

  • Lennon Giulio Santos de Farias Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0001-6573-3633
  • Léo Barbosa Nepomuceno Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0002-7473-9460
  • Luiz Sanchez Neto Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0001-9143-8048
  • Eduardo Vinícius Mota e Silva Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0002-8214-1135

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104354

Keywords:

Racism. Difamation. Social oppression. Athletes

Abstract

Racism is a sociocultural phenomenon with remarkable expression in sports. This study analyzes scientific works on racism in professional sports published between 2008 and 2018. Searches were performed on two databases: Portal da CAPES and journals indexed on the Sucupira Platform’ evaluation area of ‘Physical Education.’ Sixty-five articles were selected and divided into the categories ‘racial slur’ and ‘institutional racism.’ Several cases of racial slurs are analyzed and illustrate how racism has hampered black athletes’ careers in several sports. At institutional level, campaigns against racism are analyzed, as well as racist forms of discrimination present in sports such as football, basketball, baseball and American football. We highlight the variety of approaches, the relevance of the studies and the importance of the topic for addressing racism in the studied sports fields.

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Author Biographies

Lennon Giulio Santos de Farias, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Bacharel em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

Léo Barbosa Nepomuceno, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, Fortaleza, Ceará.

Professor da Pós Graduação em Saúde Pública da UFC e do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC). Psicólogo. Especialista com Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mestre em Psicologia. Doutor em Saúde Coletiva.

Luiz Sanchez Neto, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP. Trabalhou em universidades na região metropolitana, interior e litoral de São Paulo (2001-16), em escola da rede pública municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede pública estadual (2007-8). Pesquisa temáticas relacionadas à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, autoestudo e narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e processos formativos permanentes de professores(as). Membro do grupo autônomo de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar (desde 2005), NEPEF-FPCT (Unesp) [Antena CRIFPE-Brasil], GEPEFEC (USJT), da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network in Complexity, AERA - American Educational Research Association e ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011). Atualmente é coordenador do eixo de pesquisa sobre processos formativos colaborativos (Saberes em Ação - IEFEs), colaborador do projeto CASa de Interdisciplinaridade (UFC) e responsável pelas relações internacionais da Revista Brasileira de Educação Física Escolar.

Eduardo Vinícius Mota e Silva, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

graduação em Educação Física pela ESEF de Jundiaí (1996), mestrado em Ciências da Motricidade (2002) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, ambos, pela UNESP - Rio Claro (2016). Atualmente é Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também exerce a Coordenação dos cursos diurnos de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no Ensino Superior atuando principalmente com os seguintes temas: atletismo, formação profissional,educação física escolar e história e cultura afro-brasileira. Além do Brasil, já apresentou trabalhos em Portugal, Argentina, Moçambique e Cuba.

Published

2020-10-09

How to Cite

FARIAS, L. G. S. de; NEPOMUCENO, L. B.; SANCHEZ NETO, L.; SILVA, E. V. M. e. THE INSTITUTIONALIZATION OF RACISM AGAINST BLACK PEOPLE AND RACIAL SLURS IN PROFESSIONAL SPORTS: THE INTERNATIONAL CONTEXT. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26074, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.104354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104354. Acesso em: 10 may. 2025.

Issue

Section

Essays