EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ATITUDES DOS DOCENTES.

Autores

  • Celina Luísa Raimundo Martins Universidade de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40143

Palavras-chave:

Educação Física. Atitudes. Escola. Inclusão

Resumo

A Educação Física (EF) é vista como um componente curricular privilegiado na Inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Pretendeu- se com este estudo descrever as atitudes inclusivas de 53 docentes de EF a lecionar em escolas públicas do Distrito do Porto - Portugal. Aplicou-se uma metodologia mista, com recurso a uma escala de atitude e a um grupo de discussão. Os resultados revelaram atitudes positivas, que dependeram de diferentes fatores. Concluiu-se a necessidade de investir na formação específica dos docentes, no apoio multidisciplinar, na diferenciação curricular, nas infraestruturas e na participação ativa de toda a comunidade educativa.

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Biografia do Autor

Celina Luísa Raimundo Martins, Universidade de Vigo

Doutora em Investigação em Atividade Física, Desporto e Saúde na Faculdade de Ciências da Educação e do Desporto da Universidade de Vigo-Espanha

Mestre em Ciências do Desporto na Especialidade de Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-Portugal

Especializada em Educação Especial no domínio Emocional e da Personalidade pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto-Portugal

Especializada em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Licenciada em Ensino Básico com Variante de Educação Física pela Escola Superior de Educação Jean Piaget/Nordeste-Portugal

Publicado

2014-03-16

Como Citar

MARTINS, C. L. R. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ATITUDES DOS DOCENTES. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 637–657, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.40143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40143. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais