APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LEV SEMENOVITCH VIGOTSKI NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Taiza Daniela Seron Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17158

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural. Epistemologia. Pesquisas. Educação Física.

Resumo

Investiga como se deu a apropriação dos conceitosde Vigotski em trabalhos científicos publicados na área daeducação física entre os anos de 1990 a 2007, no sentido deverificar quais conceitos foram utilizados e de que forma foramincorporados. Seleciona, para o estudo, três revistas da área:Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Movimento e Revistada Educação Física/UEM. O trabalho é bibliográfico e ametodologia de análise é o materialismo histórico-dialético. Osresultados apontaram que é preciso avançar nos estudossobre Vigotski, no sentido de potencializar pesquisasacadêmicas de maior rigor epistemológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiza Daniela Seron, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Possui especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e ginástica.

Rua Argentino Moreschi, 396, Jardim MoreschiCep. 87080-127Maringá-Paraná.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Associada-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. É coordenadora do mestrado profissional em educação física (PROEF), no pólo da UEM. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e da Revista da Educação Física/UEM.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação e Psicologia Histórico-Cultural e Educação, sendo deste útimo líder. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Atualmente é Editora geral da Revista Psicologia em Estudo do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2011-07-18

Como Citar

SERON, T. D.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; TULESKI, S. C. APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LEV SEMENOVITCH VIGOTSKI NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 75–91, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17158. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais