APPROPRIATION OF THE LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY'S CONCEPTS IN THE PHYSICAL EDUCATION AREA

Authors

  • Taiza Daniela Seron Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17158

Keywords:

Historic-Cultural Psychology. Epistemology. Research. Physical Education.

Abstract

Investigated how was the appropriation of Vygotsky's concepts in scientific papers published inthe area of physical education, between the years1990 to 2007 in order to ascertain which conceptswere used and how they were incorporated. Selectedfor the study three magazines in the area: Brazilian Journal of Sports Science, Movement Journal andJournal of Physical Education/UEM. This research was characterized as the bibliographical and analytical methods used was the historical and dialectical materialism. The results indicate that progress is needed in studies of Vygotsky, in order to enhance academic research more rigorous epistemological.

 

 

 

 

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taiza Daniela Seron, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Possui especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e ginástica.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Associada-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. É coordenadora do mestrado profissional em educação física (PROEF), no pólo da UEM. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e da Revista da Educação Física/UEM.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação e Psicologia Histórico-Cultural e Educação, sendo deste útimo líder. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Atualmente é Editora geral da Revista Psicologia em Estudo do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2011-07-18

How to Cite

SERON, T. D.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; TULESKI, S. C. APPROPRIATION OF THE LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY’S CONCEPTS IN THE PHYSICAL EDUCATION AREA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 75–91, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17158. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles