APROPIACIÓN DE CONCEPTOS DEL LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY EN EL ÁMBITO DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA

Autores/as

  • Taiza Daniela Seron Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17158

Palabras clave:

Psicología Histórico-Cultural. Epistemología. Investigación. Educación Física.

Resumen

Investiga cómo era la apropiación de losconceptos de Vygotsky en artículos científicos publicados en el campo de la educación física, entrelos años 1990 a 2007 a fin de determinar qué conceptos se utilizaron y cómo se han admitido.Seleccionados para el estudio, tres revistas en el área:Revista Brasileña de Ciencias del Deporte, RevistaMovimiento y Revista de la Educación Física/UEM. Eltrabajo se caracterizó como los métodos bibliográficos y de análisis utilizados fueron el materialismo históricoy dialéctico. Los resultados indican que es necesario avanzar en los estudios de Vygotsky, con el fin demejorar la investigación académica más rigurosa epistemológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taiza Daniela Seron, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Possui especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e ginástica.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Associada-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. É coordenadora do mestrado profissional em educação física (PROEF), no pólo da UEM. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e da Revista da Educação Física/UEM.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação e Psicologia Histórico-Cultural e Educação, sendo deste útimo líder. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Atualmente é Editora geral da Revista Psicologia em Estudo do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2011-07-18

Cómo citar

SERON, T. D.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; TULESKI, S. C. APROPIACIÓN DE CONCEPTOS DEL LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY EN EL ÁMBITO DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 75–91, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17158. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.