FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CORPO DE GRADUANDOS

Autores

  • Alan Camargo Silva Av. Marechal Henrique Lott, 70 / apt. 1014 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ . CEP: 22631-370
  • Fernanda Azevedo Gomes da Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17112

Palavras-chave:

Corpo. Educação Física. Formação de professores. Currículo.

Resumo

Esta pesquisa objetivou, por meio da aplicação de questionários abertos e análise documental curricular, comparar a visão de corpo de graduandos de Educação Física de primeiro e últimos períodos de duas universidades, assim como, investigar de que forma relacionam o corpo à futura profissão. Apesar de algumas diferenças entre as universidades, os resultados indicaram uma predominância de visão técnico-biológica e fragmentada de corpo no primeiro período e, nos últimos, uma compreensão mais integrada de corpo. A forma de atuação profissional estaria ligada principalmente à orientação para uma perspectiva técnica com fins físico-esportivos, para promoção de saúde ou para estética.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Av. Marechal Henrique Lott, 70 / apt. 1014 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ . CEP: 22631-370

Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Mestranda em Educação Física (EEFD/UFRJ). Membro do NESPEFE. Escola de Educação Física e Desportos. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.Brasil

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Escola de Educação Física e Desportos. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes. Rio de Janeiro, RJ.Brasil

Downloads

Publicado

2011-04-27

Como Citar

SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CORPO DE GRADUANDOS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 57–74, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17112. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17112. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.