A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil

Autores

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP
  • Cassia Alessandra Domiciano Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Bernardo do Campo/SP

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-79084

Palavras-chave:

Privatização. Fundos Públicos. Filantropia de Risco.

Resumo

Com base em pesquisas a fontes primárias e secundárias, o texto busca contribuir para a reflexão crítica sobre opções de políticas governamentais que implicaram na ampliação da simbiose entre governos e segmentos do setor privado corporativo ou a este associado. Para efeito desse intento, considera-se a destinação de recursos federais no período de 2002 a 2014, quando se ampliaram os gastos com a educação em relação ao PIB e o período de escolaridade obrigatória, paralelamente ao fortalecimento da “filantropia de risco” e de corporações na prestação de serviços aos sistemas públicos de ensino. Tratando-se de trabalho de natureza exploratória, os dados levantados apontam para a necessidade de pesquisas mais detalhadas sobre o repasse de fundos públicos para o setor privado.

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Biografia do Autor

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Theresa Adrião possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universide Estadual de Campinas (UNICAMP).

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Bernardo do Campo/SP

Cassia Alessandra Domiciano é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp-RC) e mestra em educação pela mesma universidade. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Auxiliar I no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

Adrião, T., & Domiciano, C. A. (2018). A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 8. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-79084

Edição

Seção

Artigos