Estratégias de Privatização da Educação Infantil em Ribeirão Preto e as Resistências

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Privatização. Financiamento da Educação. Gestão Educacional.

Resumo

O artigo problematiza a privatização da gestão da educação infantil, bem como suas decorrências para o financiamento da educação. A opção política por assegurar o oferecimento de vagas na educação infantil por meio da transferência da gestão a diversas instâncias privadas é histórica no Brasil. Este texto, entretanto, tratará especificamente da transferência da gestão e do financiamento público a entidades privadas por meio de chamamentos públicos/editais e convites específicos para a escolha do ente privado a ser “parceiro” do poder público municipal e as consequências para a concretização do direito à educação infantil de qualidade. A fim de atingir os objetivos propostos, descreveu-se e analisou-se o processo de privatização na gestão de creches a partir de 2019. O estudo indica clara intencionalidade da administração pública em se desonerar da gestão na educação infantil, privatizando até mesmo o segmento para o qual não há demanda reprimida.

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Biografia do Autor

Bianca Correa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Bianca Correa é professora do curso de Pedagogia e da Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

José Marcelino de Rezende Pinto é professor do curso de Pedagogia e da Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP.

Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Teise de Oliveira Guaranha Garcia é professora do curso de Pedagogia e da Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP.

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

Correa, B., Pinto, J. M. de R., & Garcia, T. de O. G. (2021). Estratégias de Privatização da Educação Infantil em Ribeirão Preto e as Resistências. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/114040

Edição

Seção

Seção Temática - Os Recursos Públicos em Disputa: reflexões sobre a privatização da educação em distintos contextos

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