Política de bônus na educação: o caso de Teresina/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907136848

Palavras-chave:

Profissionais do magistério, Política de bonificação, Responsabilização, Programa de Valorização do Mérito

Resumo

Neste artigo, analisam-se os resultados preliminares de pesquisa de Doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, que teve como foco o Programa de Valorização do Mérito. A viabilização do estudo, de abordagem qualiquantitativa, deu-se mediante: pesquisa bibliográfica; análise documental e análise empírica, envolvendo professores vinculados à referida rede de ensino. Constatou-se, como já evidenciado em outros estudos sobre a utilização da bonificação no contexto educacional, que não há consenso quanto à utilização de políticas que associam o pagamento de bônus aos profissionais do magistério com base no desempenho dos alunos. Por outro lado, a análise empírica indicou que a maioria dos professores concorda, ainda que parcialmente, com a política de bônus implementada por meio do Programa de Valorização do Mérito.

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Biografia do Autor

Irene Nunes Lustosa Mendes, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina/PI – Brasil

Irene Nunes Lustosa Mendes é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2002), especialização em Supervisão Escolar também pela Universidade Estadual do Piauí (2006) e especialização em Gestão de Cidades (Master Public Administration) pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Professora de Primeiro Cilclo da Prefeitura Municipal de Teresina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão e políticas educacionais. Doutoranda em Educação (UFPI), com o projeto de pesquisa vinculado à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação.

Luis Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina/PI – Brasil

Luís Carlos Sales possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representações sociais, financiamento da educação, política educacional e formação de professores.

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Mendes, I. N. L., & Sales, L. C. (2024). Política de bônus na educação: o caso de Teresina/PI. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907136848

Edição

Seção

Seção Temática - Distribuição de recursos financeiros com base em desempenhos educacionais

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