Vencimento e carreira na Rede Estadual de Educação em Rondônia: em busca da valorização docente

Autores

  • Alessandra Bertasi Nascimento Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena/RO
  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67641

Palavras-chave:

Política educacional. Fundeb. Piso Salarial. Plano de Carreira. Vencimento Inicial e Final.

Resumo

O artigo apresenta como objeto de estudo a proposta de valorização docente expressa por meio das condições de carreira e vencimento inicial e final de docentes de escolas públicas estaduais em Rondônia, no período de 2006 a 2016, no contexto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). O texto, delineado metodologicamente por abordagem crítica dialética, estudo bibliográfico e documental, a partir de aproximações possibilitadas pelo estudo dos Planos de Carreiras, Cargos e Remuneração para o Magistério, analisa a evolução dos vencimentos inicial e final para professores com jornada de 40 horas, o vínculo empregatício, a carreira e a formação profissional. Conclui-se que a carreira docente é pouco atrativa, há ausência do pagamento do PSPN e perda de poder de consumo frente ao salário mínimo, indicando que Rondônia necessita realizar investimentos visando à valorização docente. 

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Biografia do Autor

Alessandra Bertasi Nascimento, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena/RO

Alessandra Bertasi Nascimento é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS) e Profa. Me. (UNIR/Vilhena).

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes é doutora em Educação e professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS).

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Publicado

2016-11-14

Como Citar

Nascimento, A. B., & Fernandes, M. D. E. (2016). Vencimento e carreira na Rede Estadual de Educação em Rondônia: em busca da valorização docente. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 6. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67641

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