Remuneração dos docentes da rede estadual de educação do Piauí
Palavras-chave:
Política Educacional, Financiamento da Educação, Remuneração do magistério públicoResumo
Esse artigo analisa a remuneração dos profissionais do magistério público estadual da educação básica do Piauí, de 1996 a 2010, com base em tabelas de vencimento e remuneração de docentes da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e uma amostra de 245 contracheques de professores. O vencimento inicial do professor 40h de nível médio, no referido período, foi confrontado com os indicadores Salário-Mínimo, Valor aluno-ano do Fundef/Fundeb e Receitas Tributárias do Estado. Concluiu-se que vários fatores contribuíram para os governos concederem reajustes aos vencimentos dos professores, no entanto, tais reajustes não resultaram na efetiva valorização dos profissionais da educação, embora existam períodos de recomposição salarial com um tímido aumento do poder aquisitivo do professor da rede estadual do Piauí de 1996 a 2010.
Downloads
Referências
ALVES, T.; PINTO, J. M. R. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, v.41 n. 143 maio/ago 2011.
FARENZENA, N. Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais. Brasília INEP/MEC, 2005.
FONTINELES, I. C. Políticas de financiamento do ensino fundamental (1996-2006): o Fundef e a valorização do magistério. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2008.
SILVA, M. J. G. S. Custo Direto de Financiamento das Escolas Públicas Municipais de Teresina – Piauí. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2008.
SILVA, S. O. O impacto do Fundef/Fundeb na Remuneração dos Profissionais do Magistério da Rede Estadual do Piauí. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.
XIMENES, S. B. (coord.). Lei do piso: debates sobre a valorização do magistério e o direito à educação no STF. São Paulo: Ação Educativa: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2011. (Em questão).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).