About the Journal

DIMENSÕES DOCENTES é uma revista científica da Coordenadoria das Licenciaturas e da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que objetiva a divulgação de trabalhos inéditos no campo da formação de professores. Aceita artigos de doutores e mestres; mestrandos e graduandos podem constar somente como coautores. As avaliações são realizadas às cegas. 

As temáticas vinculam-se à educação, à formação de professores, cursos de licenciaturas, políticas públicas de formação inicial e continuada que englobam programas tais como PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e RP - Programa de Residência Pedagógica. 

ISSN Eletrônico 3085-6248

Announcements

Current Issue

Vol. 1 No. 2 (2024): Escritas de si, trajetórias de vida e percursos de formação docente em contextos diversos
					View Vol. 1 No. 2 (2024): Escritas de si, trajetórias de vida e percursos de formação docente em contextos diversos
Published: 2024-12-15

Artigos

View All Issues

Participe da Revista Dimensões Docentes!

Trata-se de uma publicação semestral da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS.

Chamada para dossiê temático

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS


Dra. Marilisa Bialvo Hoffmann (FACED/UFRGS e PPGECI/UFRGS)
Dra. Tatiana Souza de Camargo (FACED/UFRGS e PPGECI/UFRGS)
Dra. Aline Guterres Ferreira (PPGECI/UFRGS)


Em 2024, comemoramos os 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo- Ciências da Natureza (EduCampo) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciada em 2014, a partir do Edital Edital nº 02/2012 da Secretaria de Educação Superior (SESU), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), a EduCampo/UFRGS vêm atuando na formação de professores na área das Ciências da Natureza, com ênfase nos processos formativos voltados à agroecologia, economia solidária, sustentabilidade, sociobiodiversidade e respeito às memórias bioculturais dos territórios e comunidades do campo. Neste contexto, as Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoC) caracterizam-se como uma graduação que traz um novo modelo de formação docente, alicerçado em práticas interdisciplinares por meio da docência compartilhada em nível superior, particularmente nas Ciências da Natureza. Um diferencial das LEdoC diz respeito à formação por Área de Conhecimento associada a um Regime de Alternância, almejando que os docentes egressos contribuam significativamente na superação da disciplinarização dos saberes, ainda hegemônica nos currículos dos espaços educativos escolares e não escolares. Dessa maneira, a fim de celebrar os 10 da Licenciatura em Educação do Campo na UFRGS e fazer este registro histórico, o presente dossiê receberá trabalhos que tratem das LEdoCs na área das Ciências da Natureza no Brasil, no intuito de socializar os enfrentamentos práticos e teóricos que estes cursos têm construído na formação de professores em diferentes contextos brasileiros. Como temáticas possíveis, vislumbramos os desafios dos estágios de docência, da concretização do regime de alternância, das formas de acesso à universidade (processos específicos), das experiências da interdisciplinaridade, da formação por área de conhecimento, da inserção dos egressos nas redes de ensino e outros campos de trabalho, do formato da curricularização da extensão nos cursos, da institucionalização, do acesso e permanência dos estudantes, das redes de interação com as comunidades, da efetivação das ações de pesquisa/ensino/extensão, entre outros.

 

Chamada para dossiê temático - ENCERRADA

 

Escritas de si, trajetórias de vida e percursos de formação docente em contextos diversos

 

Organizadores(as)

- Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA)

- Profa. Dra. Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga (UERJ)

- Profa. Dra. Rosvita Kolb Bernardes (UFGM)

 

Envio dos artigos: até 30 de setembro de 2024

Previsão de publicação: Dezembro de 2024

 

São aceitos artigos que contemplam abordagens narrativas e (auto)biográficas na educação, formação docente e experiências sociopolíticas, econômicas e culturais tecidas por vários sujeitos.

 

Temas:

Memórias e histórias da formação e da profissão docente;

Políticas e práticas de formação no campo da educação e outros contextos;

Dimensões teóricas, metodológicas, políticas e epistemológicas das narrativas;

Aprendizagem e desenvolvimento profissional docente;

Histórias de vida de professores(as) e outros(as) agentes educacionais;

Tessituras narrativas com as tecnologias e meios cibernéticos e digitais;

Abordagens decoloniais no campo narrativo;

Cotidianos escolares-universitários na composição da aprendizagem narrativa;

Gêneros, diversidades, currículos e contextos interculturais;

Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais;

Narrativas, resistência, saúde e empoderamento;

Literatura, artes, éticas e estéticas.

 

Justificativa e relevância temática

Narrar os modos de existência e as experiências vividas pelos sujeitos no mundo atual tem sido um meio privilegiado e potente de fazer emergir processos de formação, de aprendizagem e de construção de conhecimentos. Essa atividade provoca outras significações, interpretações e mudanças de rumos trilhados em um percurso de vida. A tomada de consciência provocada pelas escritas de si e do/com o(a) outro(a), no contexto da formação de professores(as) e no âmbito de uma reflexividade narrativa, pode impulsionar diversos modos de expressão do vivido, como possibilitar uma autoformação em que o sujeito (re)inventa-se, tirando lições de seus itinerários trilhados e fazendo escolhas que determinam os caminhos a seguir. A esse respeito, Passeggi (2012, p. 94) ressalta que no “ato de linguagem, a pessoa que narra reconstitui uma versão de si ao repensar suas relações com o outro e com o mundo da vida”. Essa reflexão reforçada por Souza (2023, 4) ao elucidar que “nesse processo de biografização, a pessoa que narra, embora não possa mudar os acontecimentos, pode reinterpretá-los dentro de um novo enredo, reinventando-se com ele”.

 

Referências

PASSEGGI, M. da C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 16 abr. 2024.

SOUZA, E. C. de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.21, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59921/41861. Acesso em: 16 abr. 2024.

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Convocar professoras(es) e pesquisadoras(es) doutores e/ou doutorandos das mais diferentes áreas do conhecimento que tenham interface com temáticas da Educação, para a proposição de dossiês temáticos para edições 2024 e 2025, correspondendo aos volumes de 2024-2, 2025-1 e 2025-2. 

 

ACESSE AQUI A CHAMADA PÚBLICA

 

CHAMADA DE ARTIGOS - Encerrada!

Chamada para Artigos de Tema livre.

Dimensões Docentes está aberta ao recebimento de artigos nas áreas de educação, formação de professores, cursos de licenciaturas, políticas públicas de formação inicial e continuada que englobam programas tais como PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e RP - Programa de Residência Pedagógica.

Aceita artigos de doutores e mestres; mestrandos e graduandos podem constar somente como coautores. As avaliações são realizadas às cegas.