Estágio de docência na Educação Superior:

percepção sobre si mesmo como adulto que aprende

Autores

Palavras-chave:

Estágio de docência, Pós-Graduação stricto sensu, Formação de professores, Andragogia

Resumo

Esta breve reflexão norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: Como o estágio de docência contribui para a formação do pós-graduando? Além disso, busca investigar como o referido processo associa-se à aprendizagem da pessoa adulta. Com isso, pretende-se problematizar o estágio para a formação professoral, a partir de realidade desenvolvida em componente curricular vinculado a programa de pós-graduação no campo educacional. A metodologia possui natureza qualitativa, tendo como técnica auxiliar a revisão de literatura. Utilizou-se a técnica da observação participante, como definida por Sá Earp (2012) e Minayo (1986). Essa forma de coleta de dados, para Minayo (1986), traduz a presença do observador que se modifica pelo contexto do qual participa, sendo, portanto, a técnica válida à experiência do pós-graduando. As pesquisas, de maneira geral, postulam o estágio de docência nos cursos de pós-graduação stricto sensu, como alternativa para melhor direcionar a formação de professores para o ensino, uma vez que, notadamente, estes acabam sendo mais direcionados à pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson de Sales Oliveira Sales Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em História pela Universidade de Santo Amaro (2021) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente é professor da disciplina de história do INSTITUTO MAGISTER DE ENSINO, professor de pós-graduação - Múltipla Educacional, formador - Expertise Consultoria Educacional e monitor de educação profissional da Associação Alfasol. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: eja-proposta curricular- paulo freire.

Maria da Glória Carvalho Moura Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Cargos ocupados na administração: Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas do Centro de Ciências da Educação (DMTE/CCE/UFPI), período 2007-2008; Pró-Reitora de Extensão período 2008-2013; Coordenadora do DINTER Nonas Fronteiras Convênio: CAPES/UFRN/UFPI, período 2008-2011; Coordenadora do MINTER Convênio: CAPES/UFPI e os Colégios Técnicos Tecnológicos vinculados a UFPI, período 2012-2014; Coordenadora do DINTER Convênio: CAPES/UTFPR/UFPI e os Colégios Técnicos Tecnológicos vinculados a UFPI, período 2016-2020; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI de 2016-2021; Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica 2013-2020; Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC; Membro do Comitê de Ética no período 2008-2016; Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), período 2008-2012. Tem experiência na área de Educação Básica e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Formação de professores. Prática Educativa; Processos curriculares e pedagógicos na educação de crianças, jovens e adultos. Ensino-aprendizagem ao longo da vida. Educação on-line e Cibercultura. Planejamento e Avaliação da aprendizagem; Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, em diferentes contextos; Educação Integral, Educação Profissional; Didática do Ensino Superior, Currículo, Práticas Pedagógicas e docente. Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

2024-12-15