Caçador de mim:

os cinco primeiros anos na docência em educação física

Autores

  • Izaú Veras Gomes UFMG

Palavras-chave:

professor iniciante, pesquisa narrativa, educação física, narrativas autobiográficas

Resumo

Ancorado na pesquisa (auto)biográfica, apresento neste artigo um recorte de narrativas produzidas por um professor negro iniciante de educação física, na educação pública, durante os cinco primeiros anos no exercício da docência. O campo de pesquisa em docência iniciante em educação física é escasso, principalmente quando consideramos pesquisas narrativas. Diante de tal lacuna e compreendendo a potência da pesquisa narrativa na formação docente, busco dar evidência a uma práxis docente por meio de narrativas autobiográficas e trazer indícios de diferentes modos de ensinar e aprender práticas corporais nas aulas de educação física. Inicialmente apresento reflexões sobre o processo de produção das narrativas em exercício profissional; na sequência, reflexões sobre docência iniciante em educação física e, também, acerca da pesquisa narrativa na formação docente em educação física. Na sequência, apresento recorte de tais narrativas que perpassam anseios, questões raciais e de gênero na educação, luta trabalhista, desafios e potencias. Por fim, reflexões e apontamentos sobre a potência das narrativas na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-15