O(a) professor(a) pesquisador(a) da própria experiência

Autores

Palavras-chave:

EXPERIÊNCIA, Pesquisa da Própria Prática, Pesquisa Narrativa, Pesquisa com narrativas

Resumo

A presente pesquisa, recorte da tese do primeiro autor, tem por objetivo compreender a experiência como elemento central para que professores(as) possam se tornar e se reconhecer enquanto pesquisadores(as). Coloca-se a provocação, a partir da narrativa de uma professora, de se pensar a pesquisa de professores(as) a partir da categoria experiência, em que a prática se torne um meio, não um fim. Esta investigação se insere no campo da Pesquisa Narrativa e utiliza o Paradigma Indiciário como modelo epistemológico de interpretação. Ao longo da investigação surgiram indícios que as práticas foram somente os meios utilizados para que as professoras participantes conseguissem pesquisar suas próprias experiências. A pesquisa constatou que o(a) professor(a) pesquisador(a) da própria experiência é aquele(a) que produz conhecimentos, a partir da investigação sobre suas práticas, ao sistematizar suas reflexões sobre os saberes da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVERALDO GOMES LEANDRO, IFSP - Campus Campos do Jordão

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com período de intercâmbio na Universidad Nacional Del Sur (UNS - Argentina). Atualmente é professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Campos do Jordão e anteriormente era professor no Campus Registro do IFSP. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenador da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no campus Campos do Jordão. Atuou como formador de professoras no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) entre 2014 e 2015. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM-UFSCar) e membro do Grupo Serafim - Estudos e Pesquisas para Adiar o Fim do Mundo (SERAFIM-IFSP). Membro associado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Suas investigações atuais estão relacionadas à Formação com Professores que Ensinam Matemática, à Pesquisa sobre a Própria Experiência, à Educação Matemática Inclusiva, à Educação Matemática para a Diversidade e ao Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.

Cármen L´úcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Matemática, PUC-Campinas, 1977, Mestre em Educação: Metodologia de Ensino, Unicamp, 1995 (CNPq) e Doutora em Educação: Educação Matemática, Unicamp, 2000, (CNPq). Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAPES, 2008); Pós-Doutorado na Faculdade de Educação-USP (2016-2017), com estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FAPESP). Professora Titular - Sênior - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 08/03/2019, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Na UFSCar atuou nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia (Presencial e EaD) e em Matemática. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (julho/2010 a junho/2015). Participou como Coordenadora Adjunta da área de Educação Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização Matemática na Idade Certa (PNAIC) desenvolvido na UFSCar, no período de 2014 a 2016. Coordena projetos de Extensão ligados ao ensino de matemática e à formação de professores na Educação Básica. Investiga e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado em temáticas da área de Educação e Educação Matemática com foco na formação e desenvolvimento profissional de professores. Supervisora de pesquisas de pós-doutoramento em Educação e Educação Matemática. Coordenou o GT-19 Educação Matemática - Anped (2019-2021); o GT-7 Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Pesquisadora do grupo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática - GEPFPM - Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Educação - GEPEME-USP. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficas - Biograph (2018-2025). Editora da REVEDUC/UFSCar. Coordena, desde 2003, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. Bolsista CNPq Produtividade (desde 2011).

Downloads

Publicado

2024-12-15