Edições anteriores
-
Primeira Edição
v. 1 n. 1 (2024)Dimensões Docentes é uma revista vinculada à educação. Interessa-se por temas ligados à formação de professores, aos cursos de licenciaturas, às políticas públicas de formação inicial e continuada com ênfase nas experiências educativas docentes na educação básica, nos espaços escolares e nos ambientes educacionais. A formação de professores se estabelece na ação e na prática docente em diálogo com a educação básica.
Dimensões Docentes é o espaço para dar voz à formação de professores, sujeitos que desenvolvem pesquisas aliadas ao ensino e à extensão, em diferentes instâncias formativas e em programas desenvolvidos em cursos de graduação e de pós-graduação, cujos contextos contemplem diferentes realidades educacionais e práticas pedagógicas.
Este primeiro número de Dimensões Docentes é uma oportunidade para divulgar artigos sobre a formação de professores e para compartilhar iniciativas que valorizem a atuação docente. É um sonho concretizado e explicitado nesta revista que permite que a educação, a formação de professores e a atuação de licenciandos possam ter visibilidade em meios antes quase inatingíveis. Fazer ciência é observar uma realidade, investigar as variáveis intervenientes, levantar hipóteses/perguntas de pesquisa e buscar uma interpretação embasada na teoria e na prática para que as contribuições sejam compartilhadas para a sociedade e tenham impacto na qualidade da educação. -
Licenciatura em Educação do Campo: desafios e perspectivas na formação de professores de ciências
v. 1 n. 3 (2025)Dra. Marilisa Bialvo Hoffmann (FACED/UFRGS e PPGECI/UFRGS)
Dra. Tatiana Souza de Camargo (FACED/UFRGS e PPGECI/UFRGS)
Dra. Aline Guterres Ferreira (PPGECI/UFRGS)
Em 2024, comemoramos os 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo- Ciências da Natureza (EduCampo) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciada em 2014, a partir do Edital Edital nº 02/2012 da Secretaria de Educação Superior (SESU), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), a EduCampo/UFRGS vêm atuando na formação de professores na área das Ciências da Natureza, com ênfase nos processos formativos voltados à agroecologia, economia solidária, sustentabilidade, sociobiodiversidade e respeito às memórias bioculturais dos territórios e comunidades do campo. Neste contexto, as Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoC) caracterizam-se como uma graduação que traz um novo modelo de formação docente, alicerçado em práticas interdisciplinares por meio da docência compartilhada em nível superior, particularmente nas Ciências da Natureza. Um diferencial das LEdoC diz respeito à formação por Área de Conhecimento associada a um Regime de Alternância, almejando que os docentes egressos contribuam significativamente na superação da disciplinarização dos saberes, ainda hegemônica nos currículos dos espaços educativos escolares e não escolares. Dessa maneira, a fim de celebrar os 10 da Licenciatura em Educação do Campo na UFRGS e fazer este registro histórico, o presente dossiê receberá trabalhos que tratem das LEdoCs na área das Ciências da Natureza no Brasil, no intuito de socializar os enfrentamentos práticos e teóricos que estes cursos têm construído na formação de professores em diferentes contextos brasileiros. Como temáticas possíveis, vislumbramos os desafios dos estágios de docência, da concretização do regime de alternância, das formas de acesso à universidade (processos específicos), das experiências da interdisciplinaridade, da formação por área de conhecimento, da inserção dos egressos nas redes de ensino e outros campos de trabalho, do formato da curricularização da extensão nos cursos, da institucionalização, do acesso e permanência dos estudantes, das redes de interação com as comunidades, da efetivação das ações de pesquisa/ensino/extensão, entre outros.