Diálogos em busca de um encontro com a infância e com a docência para a infância

Autores

Resumo

Neste artigo, o objetivo é discorrer sobre a trama relacional que constitui a minha docência para a infância “navegando” pela infância que vivi, a fim de me encontrar com a criança que fui e que ainda sou, e, a partir dessa aventura, refletir sobre as implicações da teoria, da pesquisa, da prática e dos afetos na constituição de uma docência para a infância. Assim, faço um diálogo entrelaçado com os estudos de Bakthin (2011), da Psicologia Histórico Cultural (Vygotsky, 2007; Wallon, 2007), da infância e da Educação Infantil (Rossetti-Ferreira et al., 2017; Kramer, 2006), bem como os de Nóvoa (2007). As reflexões suscitadas em encontros coletivos de profissionais da Educação Básica têm me auxiliado nesse processo de constituição docente. O fato de ser mãe-professora-pesquisadora refletiu na minha postura enquanto professora da infância e para a infância, e tem provocado um exercício de reflexão sobre a minha prática, minhas emoções e as relações que estabeleço, sobretudo com as crianças. No encontro comigo mesma, com as crianças, com os bebês na infância e com a infância, sigo aprendendo a ser professora da/na infância, um dia de cada vez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDA PEDROSA COUTINHO MARQUES, UFMG/PBH

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação do CED da UFSC sob a supervisão da Prof. Dr. Márcia Buss-Simão (2023/2024). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG na linha de pesquisa "Infância e Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área da Educação, como coordenadora, professora e como formadora de professoras/es.É professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de BH e atualmente compõe a equipe da Diretoria da Educação Infantil do município. É Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI), do Grupo de Estudos e Pesquisas: Cuidado, Educação e Infâncias-CEI- da Faculdade de Educação da UFMG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) da UFSC.Temas de interesse: Educação Infantil; Infância, Bebês e suas relações afetivas na creche e docência com bebês; Relações entre crianças e adultos, Formação e identidade docente na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2024-12-15