Diálogos em busca de um encontro com a infância e com a docência para a infância
Resumo
Neste artigo, o objetivo é discorrer sobre a trama relacional que constitui a minha docência para a infância “navegando” pela infância que vivi, a fim de me encontrar com a criança que fui e que ainda sou, e, a partir dessa aventura, refletir sobre as implicações da teoria, da pesquisa, da prática e dos afetos na constituição de uma docência para a infância. Assim, faço um diálogo entrelaçado com os estudos de Bakthin (2011), da Psicologia Histórico Cultural (Vygotsky, 2007; Wallon, 2007), da infância e da Educação Infantil (Rossetti-Ferreira et al., 2017; Kramer, 2006), bem como os de Nóvoa (2007). As reflexões suscitadas em encontros coletivos de profissionais da Educação Básica têm me auxiliado nesse processo de constituição docente. O fato de ser mãe-professora-pesquisadora refletiu na minha postura enquanto professora da infância e para a infância, e tem provocado um exercício de reflexão sobre a minha prática, minhas emoções e as relações que estabeleço, sobretudo com as crianças. No encontro comigo mesma, com as crianças, com os bebês na infância e com a infância, sigo aprendendo a ser professora da/na infância, um dia de cada vez.