Narrar e dar a ver em um mesmo movimento pelo virtual na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Escrita narrativa (auto)biográfica, Formação de professores/as, Espaço virtual, Educação Superior

Resumo

Pautado numa pesquisaformação narrativa (auto)biográfica o texto surgiu na docência universitária envolvendo quatro docentes, entre os quais sou sujeito-autor do estudo juntamente com três professores(as) da Educação Básica, das cidades de Piripiri (PI) e Capitão de Campos (PI). Tem como objetivo compreender as contribuições da escrita narrativa (auto)biográfica no meio virtual e seus reflexos no processo de formação de professores(as) na Educação Superior. Usou como dispositivos metodológicos: escrita narrativa (auto)biográfica e conversas no meio virtual. Como resultados foi possível refletir que o desenvolvimento da pesquisaformação no ciberespaço com o uso do e-mail como dispositivo metodológico, ultrapassou as lógicas instituídas construindo um conjunto significativo de aprendizagens e conhecimentos tecidos na formação pelo narrar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de Codó (CCCO), Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA (Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação).

Downloads

Publicado

2024-12-15