Histórico docente e suas perspectivas metodológicas:

A atuação no ensino superior e o ser/agir professoral

Autores

  • Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos FCT/UNESP - Câmpus Presidente Prudente/SP

Palavras-chave:

Histórico, Professoralidade docente, Ensino superior

Resumo

A atuação docente em qualquer dimensão educacional é pautada em uma pluralidade de construções e relações que são absorvidas pela professora ou pelo professor que se ambiente no hábito do ensino-aprendizagem. Nossa proposta aqui trazida é conversar sobre nossa experiência docente no âmbito do ensino superior e como esta tem sido construída a partir de uma relação entre a atuação em sala de aula e metodologias de efetivação e aplicação de conhecimentos, voltadas ao desenvolvimento do aluno e do professor. Nossa leitura se pautou em teóricos que dialoguem sobre o ser/agir docente por uma perspectiva que supere a atividade, mas que se preocupe com as questões e análises cotidianas existentes no ato de ensinar. Indicamos que a metodologia da professoralidade docente é uma perspectiva adquirida mediante o constante ato de ensinar e sua convivência com a sala de aula e os alunos, algo que foge do pragmatismo educacional vigente para se lançar em outras frentes analíticas. Indicamos que nossa atuação como docente nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Didática, História Contemporânea, História do Brasil e História e Movimentos Sociais serviram para nosso aprimoramento em conjunto com as metodologias estudadas, culminando no reconhecimento e na valorização de nossa atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-15