De professor para professor:
reflexões sobre a formação continuada do professor de Música
Palavras-chave:
formação continuada em Música;, coletivo docente; , docência em Música.Resumo
Este artigo propõe reflexões em torno da formação continuada do docente em Música, tendo a coletividade docente como núcleo potente para a partolha de saberes, fomentando a formação para além de uma dimensão instrumental. Como objetivo, buscamos refletir sobre uma formação continuada colaborativa no contexto da docência em Música e seus desdobramentos para a constituição da identidade docente. Metodologicamente, as discussões foram construídas a paritr de uma revisão narrativa de literatura (Cordeiro et al., 2007), por seu caráter mais aberto e subjetivo, encontrando-se com a intenção desta pesquisa. Em se tratando da fundamentação teórica, as discussões foram conduzidas partindo da formação continuada do professor de Música (Bellochio, 2003; Fernandes, 2009; Brasil, 2006), além de um olhar para a formação continuada colaborativa (Nóvoa, 2022; 2009). Como resultados das reflexões, evidenciamos a importância destas discussões em torno desta temática, pois o caminho formativo não se restringe ao aprimoramento técnico, mas se expande para a construção de uma identidade docente com implicações para o desenvolvimento profissional.