Professoras formadoras e suas concepções de estágio supervisionado
Palavras-chave:
Formação de Professores, Estágio supervisionado, Experiências formativasResumo
O objetivo deste artigo é analisar as narrativas das professoras supervisoras de estágio supervisionado na perspectiva do aprender a ensinar. Por isso levantamos a seguinte questão da pesquisa: quais as narrativas das professoras supervisoras de estágio supervisionado, no curso de Pedagogia, na perspectiva do aprender a ensinar? Emprega como técnicas de produção de dados as rodas de conversas e o memorial docente da formação profissional. Tem como cenário espacial de investigação o Campus Caxias/UEMA e como interlocutoras três professoras de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia desta IES, selecionadas a partir dos seguintes critérios: tempo de serviço como professora de estágio supervisionado, no mínimo cinco anos, ser pedagoga e ter mais de cinco anos como professora de ensino superior. Para construção do aporte teórico e metodológico fundamenta-se em Barreiro; Gebran (2006), Brito (2012), Figueirêdo; Queiroz (2021), Freire (1997), Imbernón (2006), Kulcsar (1991), Lima (2023, 2009), Mizukami (2003, 2004), Pimenta (2004), Pimenta; Lima (2004), Zabalza (2002) e outros. As narrativas nos conduzem ao entendimento de que as vivências e as experiências contribuem para o processo de aprendizagem, não somente dos alunos, mas também dos professores que atuam nesse processo de ensinar a aprender.