Desenhando autobiografias corporais:
o brincar na perspectiva de crianças de uma instituição de Educação Infantil
Palavras-chave:
Infância, Corpo, Brincadeira, DesenhoResumo
O objetivo da pesquisa é mapear a perspectiva de crianças em uma instituição de Educação Infantil, alocada em uma região periférica da ilha de São Luís do Maranhão, acerca do brincar por meio da produção de desenhos. A metodologia utilizada para o presente estudo reporta-se a uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, em nível descritivo, baseada em experiências realizadas durante do Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para tanto, fundamentou-se na abordagem crítico-emancipatória da Educação Física, a partir do conceito de “Se-movimentar” e nos estudos sociais da infância, abrangendo as produções provenientes do universo infantil. A partir da análise dos desenhos das crianças, emergiram quatro categorias: 1- Brincadeiras com animais domésticos e com brinquedos; 2- Brincadeiras tradicionais; 3- Brincadeiras esportivas; 4- Brincadeiras em locais diversos. Os resultados apontaram que, ao brincarem, as crianças da pesquisa vivenciam o mundo ao redor delas e constroem, de forma particular, suas compreensões em torno do cotidiano. Assim, as brincadeiras caracterizadas pelas crianças nos desenhos revelaram emoções, interesses, desejos e perspectivas, expressando cenários, formas, tonalidades e tramas para suas autobiografias, desenhadas com/sobre/no corpo, o qual assume um lugar de destaque, interagindo e (re)significando os espaços sociais.