Desenhando autobiografias corporais:

o brincar na perspectiva de crianças de uma instituição de Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Infância, Corpo, Brincadeira, Desenho

Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear a perspectiva de crianças em uma instituição de Educação Infantil, alocada em uma região periférica da ilha de São Luís do Maranhão, acerca do brincar por meio da produção de desenhos. A metodologia utilizada para o presente estudo reporta-se a uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, em nível descritivo, baseada em experiências realizadas durante do Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para tanto, fundamentou-se na abordagem crítico-emancipatória da Educação Física, a partir do conceito de “Se-movimentar” e nos estudos sociais da infância, abrangendo as produções provenientes do universo infantil. A partir da análise dos desenhos das crianças, emergiram quatro categorias: 1- Brincadeiras com animais domésticos e com brinquedos; 2- Brincadeiras tradicionais; 3- Brincadeiras esportivas; 4- Brincadeiras em locais diversos. Os resultados apontaram que, ao brincarem, as crianças da pesquisa vivenciam o mundo ao redor delas e constroem, de forma particular, suas compreensões em torno do cotidiano. Assim, as brincadeiras caracterizadas pelas crianças nos desenhos revelaram emoções, interesses, desejos e perspectivas, expressando cenários, formas, tonalidades e tramas para suas autobiografias, desenhadas com/sobre/no corpo, o qual assume um lugar de destaque, interagindo e (re)significando os espaços sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, UFMA

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB. Membro do NIMEF/UFNT. Líder do CINCO/UFMA. Vice-líder do IMAGEM/UnB.

Brunna Fernanda da Rocha Barbosa, UFMA

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Bolsista do PIBID/UFMA; Participante do Grupo CINCO/UFMA.

Nathália Jansen Castelo Branco, UFMA

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Bolsista do PIBID/UFMA; Participante do Grupo CINCO/UFMA.

Adriano Lopes de Sousa, UFNT

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT; Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do NIMEF/UFNT.

Downloads

Publicado

2024-12-15