Auto/co/conformação de professoras gestoras:

documentação narrativa de experiências pedagógicas

Autores

  • Leandro Gileno Militão Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo apresenta narrativas de experiências pedagógicas de professoras gestoras construídas na relação com a diversidade que atravessa o cotidiano escolar. Elas foram provocadas através da auto/co/conformação entre pares, tendo a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógica-DNEP (Suárez, 2007, 2022) como dispositivo de pesquisa-ação-formação. A pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA na Gerência Regional de Educação do Cabula. As professoras gestoras tornam público o que fazem na escola, apresentaram experiências pedagógicas em contexto de diversidade, documentando narrativamente saberes pedagógicos que as mobilizam para garantir que a política das diferenças na escola possa ser discutida, trabalhada e questionada. Em particular, neste texto, nos concentramos no processo de auto/co/conformação que a DNEP promoveu nos movimentos de narrar, comentar e reescrever experiências pedagógicas entre pares, respeitando princípios epistemo-político da formação em rede, como: horizontalidade, alteridade, autoria e inclusão, que valorizam as professoras gestoras como autoras na sua escrita, na produção de conhecimento e, sobretudo, nos aspectos da sua vida/profissão.

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Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (em andamento). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Editora da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Membro do Conselho Editorial da Revistas RIEJA, Revista Práxis Educacional e Revista Diálogos e Diversidade. Integra o Conselho Editorial da Editora da UNEB - EDUNEB. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo/PROEX/UNEB (2009-2012). Consultora da SEC/BA - Núcleo da Educação do Campo (2010-2011). Coordenadora do Curso de Pedagogia/UNEB (2002-2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (2010-20214). Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Coordenadora do Observatório da Profissão Docente na Bahia. Co-coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina) e a Red de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde sua escola y comunidad. Cocoordenadora do coletivo baiano de docentes narradores/as. Pesquisadora da Red Travesías del Sur. Pesquisadora do Coletivo Brasileiro de Redes de formação docente a partir da escola. Sócia e pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro ad hoc do GT 13 Ensino Fundamental/ANPED. Coordenadora do GT 13- Ensino Fundamental/ANPED Regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e pesquisas sobre docência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente na Educação Básica, formação de professores, diversidade, ruralidades, pesquisa narrativa, linguagem.

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Publicado

2024-12-15