Auto/co/conformação de professoras gestoras:
documentação narrativa de experiências pedagógicas
Resumo
Este artigo apresenta narrativas de experiências pedagógicas de professoras gestoras construídas na relação com a diversidade que atravessa o cotidiano escolar. Elas foram provocadas através da auto/co/conformação entre pares, tendo a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógica-DNEP (Suárez, 2007, 2022) como dispositivo de pesquisa-ação-formação. A pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA na Gerência Regional de Educação do Cabula. As professoras gestoras tornam público o que fazem na escola, apresentaram experiências pedagógicas em contexto de diversidade, documentando narrativamente saberes pedagógicos que as mobilizam para garantir que a política das diferenças na escola possa ser discutida, trabalhada e questionada. Em particular, neste texto, nos concentramos no processo de auto/co/conformação que a DNEP promoveu nos movimentos de narrar, comentar e reescrever experiências pedagógicas entre pares, respeitando princípios epistemo-político da formação em rede, como: horizontalidade, alteridade, autoria e inclusão, que valorizam as professoras gestoras como autoras na sua escrita, na produção de conhecimento e, sobretudo, nos aspectos da sua vida/profissão.