Introdução ao campo da docência:
elaboração de memoriais de formação em um curso de Licenciatura em Química
Abstract
Este artigo apresenta uma investigação qualitativa exploratória sobre os memoriais de formação produzidos por estudantes de graduação, no âmbito de uma disciplina posicionada no início da trajetória curricular de um curso de Licenciatura em Química. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados. Assume-se que recordações-referências podem ser constituidoras de processos de formação docente em Química baseados na racionalidade crítica. Os resultados apontam trechos dos textos sistematizados nas seguintes categorias emergentes: experiências escolares; períodos de transição no processo formativo; interações importantes com docentes; interesse pela área de Ciências da Natureza; desenvolvimento profissional; memórias familiares; visões sobre a profissão docente. Emoções, valores e imagens sociais, ao serem resgatados por relatos (auto)biográficos, podem estabelecer mediações intersubjetivas que partam do conhecimento de si, avançando para um sistema de aprendizagens sobre o magistério e sua conexão com os contextos sociais, políticos, econômicos e culturais mais amplos. O presente trabalho indica a existência de certos requisitos teóricos e metodológicos que podem auxiliar a conduzir um processo de expansão do espectro investigativo das narrativas (auto)biográficas, na área de Educação em Ciências, convergindo com o desenvolvimento acadêmico e profissional de docentes desse campo do saber.