NARRATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Narrativa, Educação SuperiorResumo
Como recorte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente (GEPForDoc/PPGE/UFMT), iremos aqui apresentar como os dilemas e desafios aparecem no desenvolvimento profissional de uma docente experiente na Educação Superior, com o objetivo de reconhecer as experiências narradas por ela e como essas configuraram sua docência. O trabalho está organizado a partir da pesquisa narrativa fundamentada nos estudos de Jean Clandinin e Michael Connelly (2011). Teve o início com a escrita do autorretrato da participante, e posteriormente se sucederam as entrevistas narrativas. No embasamento teórico foram utilizados os autores: Marcelo Garcia (1999), Nóvoa (2022), Freire (1996), Abrahão (2015), Gatti (2029) e Cunha (2014). A narrativa da docente se configura num contínuo temporal de entrelaçamento de lugares e situações, marcadas pela profissionalidade construída da/na docência em constante formação e alicerçada no comprometimento com a formação dos discentes e qualidade da educação.