NARRATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Narrativa, Educação Superior

Resumo

Como recorte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente (GEPForDoc/PPGE/UFMT), iremos aqui apresentar como os dilemas e desafios aparecem no desenvolvimento profissional de uma docente experiente na Educação Superior, com o objetivo de reconhecer as experiências narradas por ela e como essas configuraram sua docência. O trabalho está organizado a partir da pesquisa narrativa fundamentada nos estudos de Jean Clandinin e Michael Connelly (2011). Teve o início com a escrita do autorretrato da participante, e posteriormente se sucederam as entrevistas narrativas. No embasamento teórico foram utilizados os autores: Marcelo Garcia (1999), Nóvoa (2022), Freire (1996), Abrahão (2015), Gatti (2029) e Cunha (2014). A narrativa da docente se configura num contínuo temporal de entrelaçamento de lugares e situações, marcadas pela profissionalidade construída da/na docência em constante formação e alicerçada no comprometimento com a formação dos discentes e qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Troian, Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela UFMT. Mestre em Ciencias sociais pela UNISINOS e Pedagoga pela UNIEOSTE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente (GEPForDoc/PPGE/UFMT). Pedagoga supervisora da Educação Profissional e Tecnológica do Mato Grosso. Experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores nos temas: educação profissional, educação afro-brasileira, educação do campo e pesquisa narrativa. 

Dinairan Dantas Souza, Doutoranda da Universidade Federal do Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo UFMT, Mestra em Educação pelA UNEMAT e  graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UEPB. Professora assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente (GEPForDoc/PPGE/UFMT). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, movimentos sociais populares e pesquisas narrativas.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Professora Adjunta da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

Professora Titular, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq . Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora e  PhD em Educação pela UFSCar, Mestre em Educação e Pedagoga pela UFMT.  Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Coordenadora do Fórum de editores da área de Educação da região Centro-Oeste no FEPAE (CO) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica e do Comitê Científico no GT 08 da ANPED. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) - CNPq. Experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu, Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e PhD em Línguas Românicas, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, pela Universidade da Geórgia (UGA) - EUA. Licenciada em Pedagogia e em Música (Claretiano). Professora Adjunta do Instituto de Educação da UFMT. Coordenadora pedagógica do programa de extensão UFMT com a Corda Toda e coordenadora de ensino de graduação do Curso de Pedagogia da UFMT.

Downloads

Publicado

2024-12-15