Narrativas de professoras em formação inicial a partir de experiências em arte e educação

Autores

  • Fabíola Aparecida Ferreira Damacena Universidade Federal do Pará
  • Leonarda Silva Nazareno Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo investiga as experiências formativas de professoras em formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, durante a disciplina Arte e Educação, componente da matriz curricular das escolas públicas da cidade e nos cursos de licenciatura da universidade. Fundamentado em uma abordagem narrativa, e apoiado em autores como Lima, Geraldi e Geraldi (2015) e Eça (2010), utilizamos narrativas escritas e atividades didáticas realizadas ao longo do semestre letivo como corpus para análise. Os dados coletados revelam como as vivências pessoais e acadêmicas das discentes influenciam a construção de práticas pedagógicas sensíveis, interdisciplinares e transformadoras no ensino básico. Entre os principais achados, destacamos a importância da arte como um eixo estruturante na formação docente, promovendo a integração entre teoria e prática e possibilitando reflexões críticas sobre o currículo escolar e as realidades socioculturais das escolas. A pesquisa também evidencia desafios relacionados à implementação de práticas pedagógicas humanizadoras que considerem a subjetividade dos alunos e a diversidade dos contextos educacionais. Concluímos que o ensino de arte, ao mobilizar dimensões sensíveis e criativas, constitui uma ferramenta essencial em nossa formação integral e no aprendizado mais significativo em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-15