Narrativas de professoras em formação inicial a partir de experiências em arte e educação
Resumo
Este artigo investiga as experiências formativas de professoras em formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, durante a disciplina Arte e Educação, componente da matriz curricular das escolas públicas da cidade e nos cursos de licenciatura da universidade. Fundamentado em uma abordagem narrativa, e apoiado em autores como Lima, Geraldi e Geraldi (2015) e Eça (2010), utilizamos narrativas escritas e atividades didáticas realizadas ao longo do semestre letivo como corpus para análise. Os dados coletados revelam como as vivências pessoais e acadêmicas das discentes influenciam a construção de práticas pedagógicas sensíveis, interdisciplinares e transformadoras no ensino básico. Entre os principais achados, destacamos a importância da arte como um eixo estruturante na formação docente, promovendo a integração entre teoria e prática e possibilitando reflexões críticas sobre o currículo escolar e as realidades socioculturais das escolas. A pesquisa também evidencia desafios relacionados à implementação de práticas pedagógicas humanizadoras que considerem a subjetividade dos alunos e a diversidade dos contextos educacionais. Concluímos que o ensino de arte, ao mobilizar dimensões sensíveis e criativas, constitui uma ferramenta essencial em nossa formação integral e no aprendizado mais significativo em sala de aula.