FORMACIÓN CONTINUADA EN EDUCACIÓN FÍSICA: RELACIONES ENTRE EL MUNDO DEL TRABAJO, POLÍTICAS EDUCACIONALES Y EDUCACIÓN

Autores/as

  • Elizara Carolina Marin UFPel
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
  • Marluce Raquel Decian Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Rossato Herbst Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.16670

Palabras clave:

Práctica profesional. Educación física. Trabajo. Competência profesional.

Resumen

Este artículo presenta las acciones y los resultados de un proyecto de educación continua entre los profesores de Educación Física en la región de la Cuarta Colonia y del CEFD/ UFSM como también las consecuencias de las políticas gubernamentales en el estado de Rio Grande do Sul en este proceso. La contextualización del proyecto sirve como punto de partida para la elaboración de continuar el debate sobre lo que pasa por un proceso de educación continua, sus desafíos, los conceptos y las relaciones establecidas entre el mundo del trabajo, Educación y Política Educativa.

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Biografía del autor/a

Elizara Carolina Marin, UFPel

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e doutorado Sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona (2005), Pós-doutorado (Estágio Sênior no Exterior) na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2015-2016), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (nível de mestrado) da UFSM (período 2011-2013), colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel (desde 2009), professora (Associado 3) da Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, cultura e mídia; lazer e jogo; formação de professores.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Professora Adjunta do CEFD/UFSM, souzamaris@bol.com.br

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física desta instituição. É vice-líder do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física.

Marluce Raquel Decian, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Educação Física (2018) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado em Educação Física (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduação em Educação Física - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em Educação Física, com ênfase nas subáreas sociocultural e pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, jogo, lazer, currículo, produção do conhecimento e Pós-Graduação em Educação Física.

Fabiane Rossato Herbst, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, gestão escolar e formação continuada de professores.

Publicado

2011-06-20

Cómo citar

MARIN, E. C.; SOUZA, M. da S.; RIBAS, J. F. M.; DECIAN, M. R.; HERBST, F. R. FORMACIÓN CONTINUADA EN EDUCACIÓN FÍSICA: RELACIONES ENTRE EL MUNDO DEL TRABAJO, POLÍTICAS EDUCACIONALES Y EDUCACIÓN. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 259–278, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.16670. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/16670. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Ensayos

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