CONTINUING EDUCATION: RELATIONSHIP BETWEEN THE WORLD OF WORK, EDUCATION AND EDUCATIONAL POLICIES

Authors

  • Elizara Carolina Marin UFPel
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
  • Marluce Raquel Decian Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Rossato Herbst Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.16670

Keywords:

Professional practice. Physical education. Work. Professional competence.

Abstract

This article presents the actions and the results of a continuing education among physical education teachers in the region of Fourth Cologne and the SPDC/ UFSM as well as the consequences of government policies in the state of Rio Grande do Sul in this process. The contextualization of the project serves as a starting point for developing further discussion about what goes through a process of continuing education, its challenges, concepts and the relationships established between the World of Work, Education and Education Policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizara Carolina Marin, UFPel

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e doutorado Sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona (2005), Pós-doutorado (Estágio Sênior no Exterior) na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2015-2016), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (nível de mestrado) da UFSM (período 2011-2013), colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel (desde 2009), professora (Associado 3) da Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, cultura e mídia; lazer e jogo; formação de professores.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Professora Adjunta do CEFD/UFSM, souzamaris@bol.com.br

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física desta instituição. É vice-líder do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física.

Marluce Raquel Decian, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Educação Física (2018) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado em Educação Física (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduação em Educação Física - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em Educação Física, com ênfase nas subáreas sociocultural e pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, jogo, lazer, currículo, produção do conhecimento e Pós-Graduação em Educação Física.

Fabiane Rossato Herbst, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, gestão escolar e formação continuada de professores.

Published

2011-06-20

How to Cite

MARIN, E. C.; SOUZA, M. da S.; RIBAS, J. F. M.; DECIAN, M. R.; HERBST, F. R. CONTINUING EDUCATION: RELATIONSHIP BETWEEN THE WORLD OF WORK, EDUCATION AND EDUCATIONAL POLICIES. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 259–278, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.16670. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/16670. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Essays

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.