O MATERIAL DE APOIO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO SEGUNDO AS TIPOLOGIAS DOS CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.62988Palavras-chave:
Currículo. Educação Física. Ensino fundamental e médio.Resumo
O modo como as dimensões dos conteúdos são tratadas em materiais de apoio ao currículo ainda não foi suficientemente analisado. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo nos cadernos do professor para o ensino médio do estado de São Paulo para a disciplina Educação Física em relação aos aspectos conceituais, procedimentais e, em especial, aos atitudinais. Apenas 50% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as diferentes dimensões tipológicas. Além disso, 51,1% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as subcategorias no âmbito atitudinal. O material curricular apresenta propostas didáticas importantes que extrapolam os limites do ensino na dimensão técnico-instrumental. Porém, os objetivos atitudinais precisam ser mais bem explicitados e, em algumas unidades didáticas, as abordagens dos conteúdos atitudinais apresentam limites em relação aos requisitos necessários da aprendizagem significativa.
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