v. 23, n. 3, jul./set. 2017

					Visualizar v. 23, n. 3, jul./set. 2017
Publicado: 2017-09-30

Editorial

  • EDITORIAL

    Marco Paulo Stigger, Elisandro Schultz Wittizorecki, Ivone Job, Mauro Myskiw
    811-812
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76876

Artigos Originais

  • O MATERIAL DE APOIO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO SEGUNDO AS TIPOLOGIAS DOS CONTEÚDOS

    Yuri Marcio Silva Lopes, Otávio Tavares, Wagner Santos
    813-826
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62988
  • A CULTURA ESCOLAR SOB O OLHAR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA

    Victor Julierme Santos da Conceição, Vicente Molina Neto
    827-840
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55916
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

    Clayton Cesar de Oliveira Borges
    841-854
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.72062
  • ATIVIDADE FÍSICA E INCAPACIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO COM MULHERES EM UM GINÁSIO ADAPTADO

    Víctor Pérez-Samaniego, Elena López-Cañada, Javier Monforte
    855-868
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68973
  • A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE 2001 A 2010: CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO

    Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Alan Camargo Silva, Luis Aureliano Imbiriba Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    869-882
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64610
  • HABILIDOSAS E BONITAS: AS CONSIDERAÇÕES DE DUAS ATLETAS DE FUTEBOL SOBRE A FORMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES

    Maria Thereza Oliveira Souza, André Mendes Capraro, Marcelo Moraes e Silva
    883-894
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64827
  • A RACIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO COMO DISPOSITIVO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira
    895-906
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65777
  • “O MARCO DE 1989”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS XVIII JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS

    Taiza Daniela Seron Kiouranis, Leila Salvini, Wanderley Marchi Júnior
    907-818
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64143
  • EVIDÊNCIA E ESPECULAÇÃO: “A ORIGEM” DO FUTEBOL NO RIO DE JANEIRO (1898-1902)

    Victor Andrade Melo
    819-934
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.63760
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: MOTIVANDO PARA A PRÁTICA COTIDIANA ESCOLAR

    Luciane Cristina Arantes da Costa, Patricia Carolina Borsato Passos, Vânia de Fátima Matias de Souza, Lenamar Fiorese Vieira
    935-948
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66430
  • UMA NATUREZA QUE EDUCA: AS ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1940)

    Daniele Cristina Carquijeiro de Medeiros, Carmen Lúcia Soares
    949-962
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71128
  • UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA TENDÊNCIA “ANTIOBESIDADE” ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ITALIANOS

    Erica Gobbi, Márcia Greguol, Bruna Barboza Seron, Attilio Carraro
    963-974
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73193
  • VIVÊNCIAS DE MAL-ESTAR NA TRANSIÇÃO DA LICENCIATURA À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Adelar Aparecido Sampaio, Claus Dieter Stobäus, Marcio Alessandro Cossio Baez
    975-988
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65257
  • OS JOGOS PAN-AMERICANOS E O ENRAIZAMENTO DO MOVIMENTO OLÍMPICO NA AMÉRICA LATINA

    Doiara Silva dos Santos
    989-1000
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.72860
  • SINGULARIDADES DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES

    José Angelo Gariglio
    1001-1012
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71967
  • REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM FESTAS DANÇANTES EM ARACAJU NO INÍCIO DO SÉCULO XX: EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADE

    Marlaine Lopes de Almeida, Coriolano Pereira da Rocha Junior
    1013-1024
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71966
  • DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES: FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO

    Robson Machado Borges, Fernando Jaime González, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Larissa Rafaela Galatti
    1025-1038
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71738
  • PEDAGOGIA DO CORPO SENSÍVEL: TATO E VISÃO NA DANÇA CONTATO IMPROVISAÇÃO

    Maria Paz Brozas Polo
    1039-1052
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.70974
  • COEDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. CONTRIBUIÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA A PARTIR DA EXPRESSÃO MOTRIZ COOPERATIVA

    Unai Sáez de Ocáriz Granja, Jorge Serna Bardavio, Pere Lavega Burgués, Antoni Costes Rodríguez, Jaume March Llanes
    1053-1064
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.72419
  • EVOLUÇÃO DOS INTERESSES E OPINIÕES CURRICULARES POR ÁREA EDUCAÇÃO FÍSICA DE PAIS E ALUNOS

    Pedro Gil-Madrona, José Miguel Perona-Andres, Alejandro Prieto-Ayuso, Maria Belen Saez-Sánchez
    1065-1078
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71937

Ensaios

  • “DANÇAR DÓI, MAS DÓI MAIS QUANDO ESTOU PARADA”: REFLEXÕES SOBRE O CORPO NA DANÇA

    Vanda Nascimento
    1079-1090
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71021
  • NIPPON ICHI! O ESPORTE NA CULTURA DOS ANIMES E MANGÁS

    Gilson Cruz Junior
    1091-1104
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71001
  • POSIÇÕES E TOMADAS DE POSIÇÕES NA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO AO ESPORTE NO BRASIL

    Felipe Canan, Fernando Augusto Starepravo, Juliano de Souza
    1105-1118
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68924
  • TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Jéssica Leite Serrano, Iraquitan de Oliveira Caminha, Isabelle Sena Gomes
    1119-1132
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64857

Resenhas e Midias

  • RESENHA DO LIVRO O SENTIDO DO KARATE-DO: FACES HISTÓRICAS, PSICOLÓGICAS E FENOMENOLÓGICAS

    Carlos Herold Junior
    1133-1138
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.59150