EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA SOBRE SUA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA EM CLASSE HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2070Palavras-chave:
Criança hospitalizada. Adolescente hospitalizado. Jogos e brinquedos. Educação Física. Recreação.Resumo
A Educação Física é uma disciplina que trata do corpo e suas expressões, condição presente também para as classes hospitalares, estruturas de atendimento pedagógico de crianças e jovens internados. A pesquisa analisou a organização do tempo pedagógico de uma experiência de ensino, considerando as temáticas Ginástica Geral, Jogos e Brincadeiras Tradicionais e Atividades Rítmicas e Expressivas. Durante seis semanas a prática foi organizada por ciclos semanais para cada temática, repetido depois de três semanas. Os dados foram coletados ao longo do planejamento, docência e avaliação das aulas, que foram observadas e registradas em caderno de campo. As categorias de análise escolhidas nos limites desse artigo são participação e inclusão e saúde e participação. Os resultados apontam para o sucesso da experimentação, mas alertam, entre outros aspectos, para a necessidade de mais conhecimento sobre as especificidades das doenças e os dispositivos de controle no ambiente hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
