TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Caroline Broch UEM
  • Fabiane Castilho Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Juliana Pizani Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.95636

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino superior. Trabalho.

Resumo

Com este texto, de caráter descritivo, objetivamos investigar a configuração do trabalho docente na universidade sob a ótica de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa dez docentes de instituições públicas e privadas do Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e tratados com base no método de análise de conteúdo. Foram identificados pontos favoráveis e desfavoráveis que interferem na satisfação com o trabalho docente, os quais apresentaram contornos diferenciados nos contextos público e privado como a estrutura física/material e remuneração, as novas atribuições agregadas à função docente e os aspectos presentes na prática docente. Conclui-se que o desempenho de uma profissão que apresenta relevância social é motivo de satisfação para docentes universitários de Educação Física, apesar dos impactos desfavoráveis advindos do cenário de modificações na organização do trabalho.

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Biografia do Autor

Caroline Broch, UEM

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL. Graduada em Educação Física pela Uiversidade Estadual de Maringá.

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL. Graduada em Educação Física pela Uiversidade Estadual de Maringá.

Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL. Graduada em Educação Física pela Uiversidade Estadual de Maringá.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Educação Física pela UNICAMP.  Graduação em Educação Física pela Universidade Estadula de Maringá.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26100, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.95636. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/95636. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais