TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.95636Palavras-chave:
Educação Física. Ensino superior. Trabalho.Resumo
Com este texto, de caráter descritivo, objetivamos investigar a configuração do trabalho docente na universidade sob a ótica de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa dez docentes de instituições públicas e privadas do Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e tratados com base no método de análise de conteúdo. Foram identificados pontos favoráveis e desfavoráveis que interferem na satisfação com o trabalho docente, os quais apresentaram contornos diferenciados nos contextos público e privado como a estrutura física/material e remuneração, as novas atribuições agregadas à função docente e os aspectos presentes na prática docente. Conclui-se que o desempenho de uma profissão que apresenta relevância social é motivo de satisfação para docentes universitários de Educação Física, apesar dos impactos desfavoráveis advindos do cenário de modificações na organização do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
