O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONTEÚDO COM POTENCIAL EMANCIPADOR

Autores

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Isabel Mesquita Universidade de Desporto do Porto
  • Amauri Bassoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Patricia Carolina Borsato Passos Universidade do Norte do Paraná
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.77060

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Emancipação. Escola. Ação Docente.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como se dá a ação pedagógica do professor de Educação Física a partir da implementação de uma proposta tendo como sustentação a utilização de um modelo híbrido no ensino esportes por meio dos Modelos de Educação Esportiva e Desenvolvimentista. Trata-se de um estudo de caso com relatos e depoimentos dos alunos e diário de campo do professor. Foram acompanhadas 45 aulas sistematizadas a partir da indicação dos alunos acerca dos saberes esportivos que lhes despertavam para o saber fazer, chegando ao futsal, basquetebol e handebol. Os resultados indicaram que a experiência pedagógica centrada no modelo híbrido favorece a ação participativa e cooperativa possibilitando aos pares, emancipação, autonomia e sentido de responsabilidade no desenvolvimento das atividades esportivas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - GEEFE

Isabel Mesquita, Universidade de Desporto do Porto

Universidade de Desporto do Porto

Amauri Bassoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - GEEFE

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - GEEFE

Patricia Carolina Borsato Passos, Universidade do Norte do Paraná

Departamento de Educação Física - GEEFE

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

COSTA, L. C. A. da; MESQUITA, I.; OLIVEIRA, A. B. de; SOUZA, V. de F. M. de; PASSOS, P. C. B.; VIEIRA, L. F. O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONTEÚDO COM POTENCIAL EMANCIPADOR. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1077–1096, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.77060. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/77060. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais