O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONTEÚDO COM POTENCIAL EMANCIPADOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.77060Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Emancipação. Escola. Ação Docente.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como se dá a ação pedagógica do professor de Educação Física a partir da implementação de uma proposta tendo como sustentação a utilização de um modelo híbrido no ensino esportes por meio dos Modelos de Educação Esportiva e Desenvolvimentista. Trata-se de um estudo de caso com relatos e depoimentos dos alunos e diário de campo do professor. Foram acompanhadas 45 aulas sistematizadas a partir da indicação dos alunos acerca dos saberes esportivos que lhes despertavam para o saber fazer, chegando ao futsal, basquetebol e handebol. Os resultados indicaram que a experiência pedagógica centrada no modelo híbrido favorece a ação participativa e cooperativa possibilitando aos pares, emancipação, autonomia e sentido de responsabilidade no desenvolvimento das atividades esportivas propostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
