POLÍTICAS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.72062Palavras-chave:
Educação Física. Currículo. Discursos.Resumo
Este artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação a respeito das produções discursivas sobre a Educação Física em três documentos curriculares da rede de ensino municipal de Sorocaba, formulados em 2008, 2010 e 2012. Por meio de uma análise do material empírico, orientada por alguns operadores teórico-metodológicos da perspectiva foucaultiana e de estudos curriculares de orientação pós-crítica, o argumento desenvolvido é o de que os impressos curriculares veiculam simultaneamente discursos provenientes de diversas teorias do currículo da Educação Física, indicando uma heterogeneidade discursiva acentuada, produzindo tipos específicos de sujeitos da Educação Física, a saber: o sujeito integral, o competitivo e o empreendedor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
