DEZ ANOS DE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS SEUS ATORES

Autores

  • Lilian Cristina Gramorelli Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da USP
  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.6863

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino fundamental. Currículo. Aprendizagem

Resumo

O estudo averiguou possíveis apropriações dos pressupostos teórico-metodológicos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física pelos professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise da publicação oficial permitiu identificar encaminhamentos didáticos diferenciados com relação àqueles que compunham a tradição da área. A partir desses elementos e recorrendo ao método projetivo, desenvolveu-se uma entrevista com grupo focal. Os dados obtidos apontam percepções docentes que reconfiguram a prática educativa. A interpretação dos resultados permitiu constatar que as concepções dos professores se aproximam das proposições contidas no documento oficial, mesmo que nenhuma alusão tenha sido feita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Gramorelli, Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da USP

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela USP com Pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho, Portugal. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP

Publicado

2010-01-06

Como Citar

GRAMORELLI, L. C.; NEIRA, M. G. DEZ ANOS DE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS SEUS ATORES. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 107–126, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.6863. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6863. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais