FACES DA GYMNASTICA E DA EDUCAÇÃO PHYSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • Vanessa Bellani Lyra Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS - Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil.
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.67425

Palavras-chave:

História. Educação Física. Ginástica. Saúde escolar.

Resumo

O estudo buscou investigar como ocorreu a conformação da Ginástica e da Educação Física no contexto escolar sul-rio-grandense nas primeiras décadas do século XX. Como parte de um processo educacional mais amplo, desde a emergência do regime Republicano, a Ginástica e a Educação Física foram medidas adotadas na escola. Para compreender este processo numa perspectiva sócio-histórica, foram examinados documentos escritos, além de ter sido realizada a revisão bibliográfica. A análise das fontes identificou que as noções de Ginástica, Higiene Escolar e modernização se cruzaram nas primeiras décadas do século XX, momento em que ocorreu a entrada efetiva da Educação Física no ambiente escolar sul-rio-grandense.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bellani Lyra, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS - Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e Dança, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS e do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano da UCS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil.

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Professora dos cursos de Licencitura e Bacharelado em Educação Física da ESEFID/UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS. Coordenadora do NEHME da ESEFID/UFRGS.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/ESEFID/UFRGS). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

LYRA, V. B.; MAZO, J. Z.; BEGOSSI, T. D. FACES DA GYMNASTICA E DA EDUCAÇÃO PHYSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1325–1336, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.67425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/67425. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais