ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.67071

Palavras-chave:

Revisão. Estágios. Educação Física. Atividades científicas e tecnológicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa do tipo revisão sistemática foi analisar a produção do conhecimento sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Constatou-se que: há predomínio das publicações em periódicos B1 e B2 (48,7%); a produção na área é recente, com maior quantidade de publicações entre 2011-2015 (76,9%); os artigos classificados como de Intervenção foram os mais publicados (51,3%); a temática Formação foi a que teve maior incidência (48,7%); quanto ao tipo de pesquisa, os Estudos de Caso foram predominantes (41%); as análises Qualitativas são amplamente mais utilizadas (89,8%); Entrevistas (25,6%) e Questionários (23,1%) foram os Instrumentos mais empregados. Conclui-se que houve aumento na produção do conhecimento sobre essa temática nos últimos anos, contudo, ressalta-se a importância do fortalecimento das produções, objetivando acesso a periódicos mais bem classificados no sistema de avaliação.

 

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; OLIVEIRA, A. A. B. de. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 77–92, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.67071. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/67071. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

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