BRINCADEIRAS LÚDICO-AGRESSIVAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES NO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa UFES - PROTOERIA
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins UFES - PROTEORIA
  • André da Silva Mello UFES - PROTEORIA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65259

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Física. Brincadeiras.

Resumo

Este estudo busca compreender as brincadeiras lúdico-agressivas no contexto da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com observação participante de crianças de três, quatro e cinco anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. Foram utilizadas observações, filmagens, fotografias e narrativas de episódios brincantes descritos em diário de campo, em momentos de pátio e em aulas de Educação Física. A análise consistiu na apreciação qualitativa de episódios de interação, visualizada por meio de três categorias: brincadeiras lúdico-agressivas e contexto social; mídia; e movimentos turbulentos. Evidencia a necessidade de abrir espaço no cotidiano infantil para as diferentes maneiras de brincar, sugerindo uma leitura positiva sobre as brincadeiras lúdico-agressivas, como um elemento socializador, autoral e de manifestação da expressividade infantil que se faz presente na cultura de pares das crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, UFES - PROTOERIA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Univerisdade Federal do Espírito Santo

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UFES - PROTEORIA

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Rede Estadual de Ensino (Espírito Santo)

Professor da Rede Municipal de Ensino (Vitória/ES)

André da Silva Mello, UFES - PROTEORIA

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. D. R.; MELLO, A. da S. BRINCADEIRAS LÚDICO-AGRESSIVAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES NO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 159–170, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65259. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65259. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.