EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DA ROTINA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CAPS DE GOIÂNIA

Autores

  • Roberto Pereira Furtado Faculdade de Educação Física - UFG
  • Ranulfo Cavalari Neto ESEFFEGO-UEG
  • Gleyson Batista Rios Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; ESEFFEGO-UEG
  • Jéssica Félix Nicácio Martinez FEFD-UFG
  • Marcos Flávio Mércio de Oliveira IFG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.62158

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental. Educação Física. Trabalho.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender a rotina de trabalho dos professores de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com a identificação de suas ações cotidianas e das práticas que dão identidade à Educação Física. A metodologia se desenvolveu a partir de pesquisa de campo de caráter exploratório, realizada em sete CAPS da cidade de Goiânia/GO, com observação da rotina semanal de trabalho de 17 professores de Educação Física. Como resultado, identificamos duas categorias interligadas que auxiliam na compreensão da rotina do trabalho: o cuidado terapêutico, com 63,8%, e o planejamento, organização e avaliação do cuidado terapêutico, com 36,2%. A maior parte das oficinas terapêuticas envolvia práticas corporais, o que demonstra que a identidade da Educação Física encontra-se contemplada.

 

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

FURTADO, R. P.; CAVALARI NETO, R.; RIOS, G. B.; MARTINEZ, J. F. N.; OLIVEIRA, M. F. M. de. EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DA ROTINA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CAPS DE GOIÂNIA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1077–1090, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.62158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62158. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais