LAZER TERAPÊUTICO: PESQUISA-AÇÃO COM TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Autores

  • Heitor Martins Pasquim Universidade Federal de Goiás
  • Celia Maria Sivalli Campos Universidade de São Paulo
  • Cassia Baldini Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90105

Palavras-chave:

Atividades de Lazer. Educação em saúde. Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias. Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: Compreender as representações cotidianas de trabalhadores da saúde mental sobre lazer, drogas e educação. Método: pesquisa-ação emancipatória, desenvolvida em dez oficinas, com 11 participantes de serviços de saúde mental. A análise baseou-se na teoria das representações cotidianas. Resultados: A mentalidade dominante, relativa a consumidores de drogas e à educação nessa área, mostrou-se conservadora e proibicionista. O lazer terapêutico tradicionalmente usado nos serviços foi representado criticamente como método de controle dos usuários. Conclusões: Sugere-se a adoção de oficinas educativas de lazer de caráter emancipatório em serviços de saúde mental, álcool e outras drogas.

 

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

PASQUIM, H. M.; CAMPOS, C. M. S.; SOARES, C. B. LAZER TERAPÊUTICO: PESQUISA-AÇÃO COM TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26004, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90105. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90105. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

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