O IMPACTO DO MOVIMENTO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IDENTIDADES DOCENTES: UMA LEITURA A PARTIR DA “TEORIA DO RECONHECIMENTO” DE AXEL HONNETH

Autores

  • Thiago da Silva Machado Faculdade Catolica Salesiana do Espírito Santo
  • Valter Bracht Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.60228

Palavras-chave:

Educação Física. Indicação de produção científica. Docentes. Crise de identidade.

Resumo

Estuda o impacto do Movimento Renovador da Educação Física nas identidades docentes dos professores da área que concluíram a formação inicial anteriormente à década de1990, apartir do exame da hipótese de que a “desnaturalização da Educação Física” promovida por essa produção teria incidido fortemente na identidade dos professores. Realiza, para tanto, uma pesquisa empírica a partir de entrevistas semiestruturadas com 13 professores de EF de diferentes estados e regiões brasileiras. Elege a teoria do reconhecimento social de Honneth (2009) como perspectiva de análise, relacionando o “impacto” a um processo tangenciado por uma espécie de gramática moral, destacando as questões de cunho afetivo-moral. Nas considerações finais, destaca a produção do MREF como responsável por dissonâncias, desestabilizações e rupturas na área, mas, também, a potência desse movimento ao enfatizar a necessidade de se pensar a EF articulada com um projeto mais amplo de escolarização.

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Machado, Faculdade Catolica Salesiana do Espírito Santo

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFES)

Doutorando em Educação Física (PPGEF-UFES)

Valter Bracht, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor pela Universidade Oldenburg - Alemanha.

Prof. do PPGEF-UFES

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

MACHADO, T. da S.; BRACHT, V. O IMPACTO DO MOVIMENTO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IDENTIDADES DOCENTES: UMA LEITURA A PARTIR DA “TEORIA DO RECONHECIMENTO” DE AXEL HONNETH. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 849–860, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.60228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/60228. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais