ATIVIDADES MOTORAS COTIDIANAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Maria Catarina Meirelles Faria Universidade Metodista de Piracicaba
  • Ana Lúcia Ratti Brolo Universidade Metodista de Piracicaba
  • Kelly Yukari Horita Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba
  • Denise Castilho Cabrera Santos Universidade Metodista de Piracicaba
  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.4991

Palavras-chave:

Pré-escola, Atividades cotidianas, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Mudanças na estrutura social contemporânea podem influenciar o desenvolvimento infantil. Porém, poucos estudos têm investigado este fenômeno. O objetivo deste estudo foi analisar o cotidiano infantil de 38 crianças entre quatro e seis anos, freqüentadoras em tempo integral de uma instituição de ensino, a sua interação com o meio ambiente em atividades lúdicas e as possibilidades de desenvolvimento. O cotidiano mostrou-se pobre em atividades fisicamente ativas, o meio ambiente da creche rígido em sua rotina e inflexível às atividades próprias das crianças. Porém constatou-se que um evento lúdico pode propiciar atividades fisicamente ativas e enriquecer o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Catarina Meirelles Faria, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestranda em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba- NUPEM/UNIMEP na linha de pesquisa Corporeidade, Estudos e Avaliação em Desenvolvimento Humano

Ana Lúcia Ratti Brolo, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba- NUPEM/UNIMEP

Kelly Yukari Horita, Universidade Metodista de Piracicaba

Aluna do curso de graduação em Fisioterapia, da Universidade Metodista de Piracicaba- NUPEM/UNIMEP

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba

Prof.a.Dr.ª do curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba; NUPEM/UNIMEP

Denise Castilho Cabrera Santos, Universidade Metodista de Piracicaba

Prof.ª Dr.ª do curso de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba; NUPEM/UNIMEP

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Prof. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba; NUPEM/UNIMEP.

Publicado

2009-12-03

Como Citar

FARIA, M. C. M.; RATTI BROLO, A. L.; HORITA, K. Y.; TOLOCKA, R. E.; CABRERA SANTOS, D. C.; PEREIRA DA SILVA, J. V. ATIVIDADES MOTORAS COTIDIANAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-ESCOLARES. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 113–130, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.4991. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/4991. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais