CORPO E POLÍTICA NO RETORNO À DEMOCRACIA NO URUGUAI (1985-1990): INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE E CONTINUAÇÃO DA VIOLÊNCIA.

Autores

  • Cecilia Seré Universidad de La República. Instituto Superior de Educación Física. Montevideo, Uruguai. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, SC
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48279

Palavras-chave:

Corpo. Política. Uruguai. Educação.

Resumo

Analisa relações entre política e governo do corpo no retorno à democracia no Uruguai, após a última ditadura cívico-militar (1973-1985). No período, diversas propostas para o desenvolvimento da Educação Física, esporte e recreação surgiram com pretensão inovadora, mudando formas e procurando integrar uma sociedade politicamente fragmentada. Porém, a tentativa de aplacar os efeitos políticos das propostas corporais revela sinais de continuidade com a ditadura, evidenciando semelhanças no governo do corpo entre os regimes.

 

 

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Biografia do Autor

Cecilia Seré, Universidad de La República. Instituto Superior de Educación Física. Montevideo, Uruguai. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, SC

Mestre em Educação pelo PPGE/UFSC (bolsa CNPq Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação); Doutoranda do PPGICH/UFSC (bolsista CAPES); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq/UFSC); Integrante do Grupo Políticas Educativas y Políticas de Investigación en Educación Física (GPEPI) (ISEF-UdelaR). Possui graduação em Educação Física - Universidad de La Republica (2011). Atualmente é docente universitária - Universidad de La Republica. 

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Florianópolis, SC.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Regina Becker-Schmidt e Oskar Negt. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). Na UFSC desde 1998, é Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e compõe a Câmara de Pesquisa da instituição. Também na UFSC é professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, onde orienta alunos e pesquisadores desde o PIBIC-EM (Ensino Médio) até o pós-doutorado. Tem participado e coordenado pesquisas com grupos internacionais (com pesquisadores sul-americanos e europeus, com frequência em suas instituições) desde 2003. A partir de 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, e na Universidad de La Republica, Uruguai. Foi professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a Universidade de Paris 8 realiza uma cotutela de tese de doutorado. Tem avaliado o programa PIBIC/CNPq em diversas universidades brasileiras e colaborado com instituições de pesquisa como o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e a Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESC e outras fundações estaduais de pesquisa. É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e dos Cadernos de Formação RBCE, ambas presentes no Qualis/Educação e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. É revisor e membro do conselho editorial de vários periódicos no Brasil e no exterior. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e do Esporte e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

Publicado

2015-01-16

Como Citar

SERÉ, C.; VAZ, A. F. CORPO E POLÍTICA NO RETORNO À DEMOCRACIA NO URUGUAI (1985-1990): INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE E CONTINUAÇÃO DA VIOLÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. esp, p. 151–162, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48279. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Número Especial