COTIDIANO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS - RS

Autores

  • Laura Garcia Jung Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Alexandre Carriconde Marques Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Angélica Xavier Kalinoski Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Brisolara Xavier Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.30181

Palavras-chave:

Estilo de Vida. Deficiência. Educação Física. Inclusão.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear, de acordo com a visão dos pais e professores, o perfil dos alunos com deficiências pertencentes à rede pública municipal de ensino de Pelotas, descrevendo as  práticas de atividades físicas nos ambientes internos e externos à escola. A amostra foi composta por 76 pais/responsáveis e 32 professores. Quanto ao tipo de deficiência, houve predomínio  de déficit intelectual. De acordo com os professores, a maioria dos alunos participa das aulas de Educação Física. Os resultados demonstram que o processo inclusivo está sendo aprimorado no momento em que eles se inserem na sociedade e, consequentemente, estão cada vez mais obtendo oportunidades de se desenvolverem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Garcia Jung, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

Alexandre Carriconde Marques, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) – UFPel e do curso de Mestrado em Educação Física

Angélica Xavier Kalinoski, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

Gabriela Brisolara Xavier, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

Downloads

Publicado

2013-03-15

Como Citar

JUNG, L. G.; MARQUES, A. C.; KALINOSKI, A. X.; XAVIER, G. B. COTIDIANO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS - RS. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 207–226, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.30181. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30181. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais