COTIDIANO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS - RS

Autores

  • Laura Garcia Jung Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Alexandre Carriconde Marques Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Angélica Xavier Kalinoski Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Brisolara Xavier Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.30181

Palavras-chave:

Estilo de Vida. Deficiência. Educação Física. Inclusão.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear, de acordo com a visão dos pais e professores, o perfil dos alunos com deficiências pertencentes à rede pública municipal de ensino de Pelotas, descrevendo as  práticas de atividades físicas nos ambientes internos e externos à escola. A amostra foi composta por 76 pais/responsáveis e 32 professores. Quanto ao tipo de deficiência, houve predomínio  de déficit intelectual. De acordo com os professores, a maioria dos alunos participa das aulas de Educação Física. Os resultados demonstram que o processo inclusivo está sendo aprimorado no momento em que eles se inserem na sociedade e, consequentemente, estão cada vez mais obtendo oportunidades de se desenvolverem.

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Biografia do Autor

Laura Garcia Jung, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

Alexandre Carriconde Marques, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) – UFPel e do curso de Mestrado em Educação Física

Angélica Xavier Kalinoski, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

Gabriela Brisolara Xavier, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da ESEF - UFPEL

Área de Concentração: Atividade Física, Saúde e Desempenho

Linha de Pesquisa: Atividade Física e Saúde

Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - ESEF - UFPEL

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Publicado

2013-03-15

Como Citar

JUNG, L. G.; MARQUES, A. C.; KALINOSKI, A. X.; XAVIER, G. B. COTIDIANO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS - RS. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 207–226, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.30181. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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