Pedagogia Crítica da Educação Física no Jogo das Relações de Poder

Autores

  • Felipe Quintão de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2913

Palavras-chave:

Educação Física. Poder. Controles informais da sociedade. Michel Foucault.

Resumo

Este artigo insere-se em uma pesquisa sobre os fundamentos da pedagogia crítica da educação física. Elege como interlocutor da análise os escritos do filósofo Michel Foucault, investigando a reordenação efetuada pelo autor em sua discussão sobre a noção de (relações de) poder e sujeito no último domínio de sua obra. Busca compreender os corolários desse deslocamento nos impulsos emancipadores e libertadores da pedagogia crítica em nossa área. Aponta a premência de segui r problematizando, autocriticamente, sua própria atualidade discursiva no presente.

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Publicado

2006-12-28

Como Citar

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Pedagogia Crítica da Educação Física no Jogo das Relações de Poder. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 141–164, 2006. DOI: 10.22456/1982-8918.2913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2913. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Espaço Aberto

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