Educação do corpo e seus limites: possibilidades para a Educação Física na classe hospitalar

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz
  • Carmen Lúcia Nunes Vieira
  • Michelle Carreirão Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2862

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Educação Física. Educação Especial.

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns resultados de uma investigação que buscou alternativas social e pedagogicamente relevantes para o ensino de Educação Física em classe hospitalar. Acompanhados por instrumentos etnográficos, elaboramos experimentalmente alguns elementos para a consecução de uma proposta de Educação Física escolar naquele ambiente. Tratamos de questões como as alterações das relações de poder entre professores e alunos, a organização pedagógica das aulas, o significado da condição de estar doente. Consideramos, finalmente, as dificuldades da condição de professor nesse contexto e pontos que devem ser amadurecidos para a continuidade da Educação Física na classe hospitalar.

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Publicado

2007-12-27

Como Citar

VAZ, Alexandre Fernandez; VIEIRA, Carmen Lúcia Nunes; GONÇALVES, Michelle Carreirão. Educação do corpo e seus limites: possibilidades para a Educação Física na classe hospitalar. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 71–87, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2862. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2862. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Em foco #1

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